O Juá Sociedade Esportiva e Cultural, um dos mais antigos e tradicionais clubes de Mauá, completará no próximo dia 25 de janeiro sessenta e nove anos de existência. Fundado por trabalhadores da extinta empresa Cerâmica João Jorge Figueiredo em 25 de janeiro de 1952, a equipe localizada no Jardim Zaíra foi denominada inicialmente como Vi-la João Jorge Futebol Clube. Atualmente comandado por Aparecido Vicente Dias, o “Tchaca”, o Juá teve como seu primeiro presidente Rubens de Souza.
Sua rica trajetória no futebol amador de Mauá é marcada por títulos: primeiro campeão municipal em 1957, campeão do Torneio de aniversário da Liga Mauaense de Futebol de 1966; Campeão do Galo de Ouro de 1960 e 1961; campeão de veteranos de 1970 e 1985; campeão do Máster Cinquentão de 2014; campeão mauaense da Divisão Intermediária (2º divisão) de 1995 e muitos outros. O clube passou a ter a atual denominação a partir de 1990, mas havia tempos que a equipe era conhecida como Juá em razão da existência desse fruto espinhoso encontrado nos morros na beira do campo onde mandava seus jogos, hoje Bairro Cerqueira Leite. Com isso, o então Vila João Jorge FC virou Juá SEC. Certamente o lateral Vicente Loro, o popular Bugre, foi um dos lendários atletas a vestir a camisa do tradicional time do Jardim Zaíra. Em 1956, Vicente Loro “Bugre” estava na histórica partida realizada em Santo André, quando o Corinthians local foi goleado pelo Santos por 7×1, com um dos gols sendo marcado por um tal Pelé.
Como parte das comemorações pelo 69º aniversário do clube haverá uma partida amistosa envolvendo as equipes veteranas do Juá e do São João FC, com início previsto para as 08:30. O jogo festivo será a preliminar da final da III Copa Zaíra de másters que reunirá Mocidade FC x CA Itapeva, no campo do Juá. Os troféus farão homenagem ao esportista mauaense Jobel Mendes Filho, que também atuou pelo tradicional clube aniversariante.