Os novos Agentes Comunitários de Saúde aprovados no processo seletivo, promovido pela Prefeitura de Mauá, encerraram na sexta-feira (10), o curso de preparação para iniciar a atuação nos territórios. Os profissionais serão distribuídos nas regiões atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com a Estratégia de Saúde da Família (ESFs), ou seja, Flórida, Zaíra 3, Oratório, Magini, Primavera, Jardim Mauá e Paranavaí. O treinamento foi ofertado pela secretaria de Saúde, onde foi realizado o curso, por meio da gerência de Atenção Básica.
Os 23 alunos tiveram uma carga horária de aula de 40 horas, recebendo conhecimentos básicos em 15 disciplinas, que vão pautar toda a atuação deles, a partir da próxima segunda-feira. Entre elas estão: História da Saúde Pública no Brasil, Contextualização do SUS, Rede de Atenção a Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Modelo Assistencial, Territórios de Saúde e Papel do ACS. Todos receberam um kit que contém itens para utilização no trabalho, como uma bolsa, um tablet, camisetas, coletes, um repelente e um protetor solar.
Os agentes de saúde são o vínculo da unidade de saúde com a comunidade e, como recomendação do Ministério da Saúde, são responsáveis por até 750 famílias, o que dá, aproximadamente três mil pessoas. Os ACS, como são conhecidos, promovem ações de educação para a saúde individual e coletiva e colaboram no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade. Também realizam visitas domiciliares às famílias da sua área de abrangência para monitoramento das condições de saúde e situações de risco.