Luiz Fernando anuncia William Dib como pré-candidato a vice em São Bernardo

Aliança repete dobradinha Lula-Alckmin, em 2022, na disputa presidencial

Luiz Fernando, deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo pelo PT, anunciou na quarta-feira (22), William Dib (PSB) como seu pré-candidato a vice nas eleições de outubro. Dib já havia anunciado seu apoio há dois meses, quando acertou seu retorno ao Partido Socialista Brasileiro.

A aliança entre Luiz Fernando e o ex-prefeito repete a estratégia utilizada por Lula na eleição presidencial de 2022, quando o atual presidente escolheu Geraldo Alckmin, também do PSB, como vice.

“Nós estivemos em lados opostos, mas sempre o admirei. Assim como Lula e Alckmin, é hora de deixar as diferenças políticas do passado de lado pelo bem de São Bernardo. É um grande homem público, que abraçou nossa pré-candidatura. É uma alegria muito grande caminhar ao lado do doutor Dib nessa jornada”, disse Luiz Fernando.

Dib soma mais de cinco anos como prefeito da cidade: assumiu os últimos 15 meses da gestão de Maurício Soares e foi reeleito em 2004, quando obteve recorde de votação em São Bernardo com 76,37% dos votos válidos.

“Estamos caminhando juntos há mais de um ano e vejo no Luiz a pessoa certa, no momento certo, para São Bernardo. Nós precisamos de uma renovação no modelo de gestão, no gestor público. Tenho certeza que Luiz Fernando vai governar a cidade como nunca foi governada”, disse Dib.

Cardiologista de formação, o pré-candidato a vice foi secretário de Saúde do município de 1984 a 1988 e depois de 1992 a 1995. Após deixar a Prefeitura, foi deputado federal entre 2011 e 2015 e diretor-presidente da Anvisa de 2018 a 2019.

Dib cita diversos problemas na atual gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), que vem convivendo com diversas denúncias na Saúde como UPAs e UBSs superlotadas, mortes e negligência no Hospital da Mulher e falta de medicamentos.

“O que importa é a vida das pessoas. Não importa se o prédio é bonito ou feio. As pessoas foram abandonadas, elas não têm mais importância. Eu estou com o Luiz Fernando por saber que ele tem justamente essa visão, que é a de olhar para as pessoas”, completou Dib.

“O atual prefeito vende uma cidade que a população acha que existe, mas não existe. O índice de violência disparou, o seguro do valor dos automóveis em São Bernardo subiu violentamente. Os programas sociais, como Fundação Criança, foram fechados. Não eram programas do Dib, do Maurício, do Marinho, eram do povo da cidade. Sem contar os absurdos na Saúde: não tem médicos, não tem exames, não tem remédios, não tem leitos para internação”, destaca Luiz Fernando.

De carreira empresarial, Luiz Fernando é o primeiro nome indicado pelo PT a prefeito de São Bernardo sem origem sindical. Desde a sua fundação, em 1980, o Partido dos Trabalhadores sempre lançou um sindicalista às eleições no município, todos ligados ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Até o momento, a pré-candidatura de Luiz Fernando é a que soma o maior número de apoios declarados com 9 partidos, além do PT: PSB, Rede, PV, PSOL, PC do B, Solidariedade, DC, Mobiliza e PDT.

Por Samuel Oliveira