Para acolher e oferecer atendimento humanizado aos usuários do Pronto Atendimento (PA) Eldorado, em Diadema, o serviço conta com infraestrutura adequada e equipes qualificadas. Outro ponto positivo é o uso da ferramenta Huddle, que melhora a comunicação entre equipes, tornando-a mais entrosada e, consequentemente, mais atenta às necessidades da população.
Os resultados de 12 meses de implantação foi o apresentado como projeto sob o título de “Uso da Ferramenta Huddle para Melhorar a Comunicação Entre Equipes no Pronto Atendimento Eldorado”, na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), realizado em abril de 2025.
A metodologia consiste em encontros breves, de até 10 minutos, para discutir e resolver problemas do serviço, tanto nos plantões diurnos como nos noturnos, já que o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Essas pequenas reuniões são feitas pelo enfermeiro de referência com profissionais de cada seguimento, como limpeza, recepção, técnico de enfermagem, médicos e gerência.
“Discutimos os pontos principais de foco para o dia, traçamos metas e elencamos os tópicos primordiais para o transcorrer do plantão”, afirma a gerente da Unidade, Lilian Versuri. “E os resultados são visíveis: a comunicação melhorou e conseguimos estabelecer metas e cumprir; administração rápida de medicamentos; abertura volante da terceira sala de classificação de risco, conforme demanda; remanejamento de salas para otimizar o fluxo de atendimento; além de implantação de time de resposta rápida para atendimento de urgências graves”, explica a gerente.
Com a mudança no fluxo, a distribuição de tarefas foi otimizada e o entrosamento entre profissionais e colegas de plantão melhorou. Isso refletiu no atendimento prestado à população.
“Neste ano, estamos implantando o Huddle Clínico, voltado aos médicos clínicos e pediatras, com direcionamento de condutas, problemáticas do dia a dia, protocolos e outros fluxos”, complementa Lilian.
PA
Diariamente, são atendidas entre 500 e 600 pessoas no Pronto Atendimento Eldorado. Dessas, 70% representam atendimento de adulto e 30% da pediatria.
A Unidade possui cinco consultórios médicos, sala de sutura, eletrocardiograma (ECG), sala de medicação, duas salas de acolhimento com classificação de risco, separadas para público adulto e infantil, além de seis leitos de observação infantil, quatro de adulto e três de emergência.
Entre os atendimentos realizados, o PA possui protocolos de atendimento à pessoa com infarto agudo do miocárdio e diretrizes de trombólise, em que o paciente já recebe a medicação específica antes da transferência para ambiente hospitalar, além de início de tratamento nos casos de sepse.
Contamos com uma farmácia, que funciona aos finais de semana e feriados para dispensação de medicamentos. Durante a semana, os munícipes podem retirar a medicação gratuitamente na farmácia da UBS, que fica ao lado do PA.
Serviço:
Pronto Atendimento (PA) Eldorado
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 332 – Eldorado.
Funcionamento da farmácia do PA Eldorado: sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Funcionamento da farmácia da UBS Eldorado: segunda a sexta-feira (exceto sábados, domingos e feriados), das 7h às 19h.