Alexandre Padilha volta pela terceira vez à cidade neste sábado (19), às 10h, no bairro Santa Terezinha.
O prefeito Carlos Grana de Santo André inaugurará o segundo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da cidade. A cerimônia oficial ocorrerá neste sábado (19), as 10h, com presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que retorna ao município pela terceira vez neste ano. O equipamento público, com capacidade para realização de até 970 consultas e 1.200 procedimentos por mês, está centrado no B. Santa Terezinha, região do segundo subdistrito. O investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, girou em torno de R$ 220 mil, entre reforma do imóvel e compra de mobiliários e equipamentos.Na oportunidade, também serão entregues mais seis viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – três para aumento de frota e três para reserva técnica, todas qualificadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde, exigências para que o serviço possa ser oferecido e receba recurso mensal do governo federal. Em fevereiro, Padilha participou da entrega de outras cinco unidades em cerimônia no Paço Municipal. A frota total será composta por 14 ambulâncias, sendo 12 de suportes básicos e duas de suportes avançados – com UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de duas motolâncias.
O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, ressaltou que o município será a primeira cidade do Grande ABC a oferecer dois Centros de Especialidades Odontológicas. A unidade de Santa Terezinha será referência para o atendimento dos moradores dessa região mais afastada do Centro. “É uma oportunidade para ampliarmos as parcerias na área de Saúde Bucal, além de regionalizarmos as demandas no segundo subdistrito e oferecermos mais serviços à população”, avaliou o gestor. A partir da inauguração oficial, o serviço gratuito abrirá as portas ao público no próximo dia 21, das 7h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira.
Entre as especialidades odontológicas que serão oferecidas neste CEO estão endodontia (tratamento de canal), periodontia (trata as doenças da gengiva), cirurgia oral menor, semiologia (lesões de boca e diagnóstico de câncer bucal) e prótese (total e parcial removível), além de atendimento especial aos pacientes com deficiências físicas e motoras – o espaço possui um consultório exclusivo, inclusive com cadeiras apropriadas, para acolher esse público. No total, a equipe de profissionais será composta por oito cirurgiões dentistas e cinco auxiliares de saúde bucal, além do pessoal do administrativo e recepção. O espaço abrigará, entre outros, cinco consultórios; sala de expurgo e esterilização; espaço para reuniões; sala administrativa; banheiros com acessibilidade; almoxarifado; arquivo; vestiários (feminino e masculino); copa e cozinha para uso dos funcionários.
Para a dentista Leila Cheachire, coordenadora da Saúde Bucal de Santo André, o diferencial desse equipamento é que o atendimento das especialidades foi ampliado para diminuir o tempo de espera. Atualmente, o usuário leva, por exemplo, em torno de quatro meses para iniciar o tratamento de endodontia. “Temos demandas reprimidas na rede de Saúde Bucal, mas que serão significativamente diluídas com o novo espaço público. Sem falar que o acesso da população será facilitado pela nova localização”, apontou Leila. Aos pacientes especiais e na área de semiologia não há fila de espera no município.