Aldo Rebelo diz que Centro de Atletismo de São Bernardo será disputado para Olimpíadas de 2016

Durante vistoria ao lado do prefeito Luiz Marinho, ministro do Esporte visitou o equipamento que será entregue até o final deste ano

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vistoriaram o Centro de Atletismo da cidade na tarde da última segunda-feira (14). Após a visita, o chefe de Estado não poupou elogios ao novo equipamento do município.
“Temos feito uma aposta muito forte no esporte em São Bernardo do Campo, seja ele de alto rendimento, educacional, de lazer, entretenimento, ou ainda de inclusão social. Esse equipamento está apto para receber qualquer disputa de atletismo, de qualquer nível. Vai ser um estádio muito disputado pelas delegações para as Olimpíadas de 2016. Aqui tem tudo aquilo que uma equipe de atletismo precisa”, destacou Aldo Rebelo.
O Centro de Atletismo de São Bernardo vai receber as principais competições estaduais, nacionais e sul-americanas da modalidade, além de formar novos atletas. Cerca de 500 pessoas devem utilizar o espaço semanalmente.
“Não precisamos mais ouvir que nossos atletas precisam treinar em outras cidades. Agora nós contamos com uma grande estrutura destinada ao esporte”, disse o prefeito Luiz Marinho.
A pista de atletismo, com 400 metros, já recebeu material próprio para a prática de corrida importado da Alemanha de acordo com os padrões exigidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). As arquibancadas do complexo, com capacidade para cerca de 1.570 pessoas, estão concluídas. A estrutura da cobertura também já está instalada.
O prédio de apoio está pronto. Ele tem uma pista coberta com 85 metros de extensão e com caixa de areia, utilizada para aquecimento. O local ainda conta com salas de imprensa, antidoping, administrativa, fisioterapia, área médica e um túnel, que liga o prédio de apoio às arquibancadas.
“Todos nossos projetos no esporte nos credenciaram para receber seleções na Copa do Mundo e também nas Olimpíadas. Temos seis equipamentos aptos na cidade: estádios Primeiro de Maio, do Baetão e de Atletismo, centros de Handebol e de Canoagem, além do Ginásio Poliesportivo”, disse o secretário de Esportes e Lazer, José Alexandre Pena Devesa.

Complexo terá centros de handebol e de ginástica artística – Além do Centro de Atletismo, outros dois equipamentos estão sendo construídos no mesmo terreno: o Centro Nacional de Ginástica Artística e o Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol.
No espaço para os ginastas falta apenas a chegada da aparelhagem, que ficará a cargo da Confederação Brasileira de Ginástica.
Já na área destinada ao handebol, o ginásio vai receber a Seleção Brasileira da modalidade e servir de apoio para a formação de novos atletas do município. O local, inclusive, será a nova sede da Confederação Brasileira de Handebol, atualmente instalada em Aracaju. O equipamento deve ser inaugurado no início de 2014.

Anúncio – Durante a visita, o ministro Aldo Rebelo anunciou que São Bernardo vai contar com um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na área onde atualmente funciona o Crec Baetinha. “Nós vamos destinar recursos ainda neste ano para o CIE. Vai ser um ginásio poliesportivo de tamanho e piso oficiais, com área para esgrima, judô, boxe, ginástica, quadra auxiliar e minipista de atletismo”, disse.