Sem dúvida alguma depois da mudança para pontos corridos o Campeonato Brasileiro ficou mais empolgante, mesmo assim, muita gente acha que os confrontos diretos, tipo mata mata, deixa a competição muito mais emocionante, tendo uma disputa direta em quase todos os jogos na fase final.
Se contarmos de 2003 pra cá, quando começou a disputa por pontos corridos, o São Paulo é o maior vencedor, tendo 3 (três) títulos de Campeão, aliás o verdadeiro Tricampeão e ainda com 5 (cinco) Vice Campeonatos.
Sua maior pontuação foi com 78 (setenta e oito) pontos quando foi Campeão em 2006, porém em 2004 mesmo sendo Vice, somou 82 (oitenta e dois) pontos.
O Cruzeiro também foi 3 (três) vezes Campeão, porém, 1 (uma) vez em 2003, onde obteve a maior pontuação até hoje, somando 100 (cem) pontos ganhos, e duas em 2013 / 2014.
O ano passado, o Cruzeiro chegou ao Bicampeonato, somando 80 (oitenta) pontos. Este ano se o Corinthians continuar nesse ritmo de vitórias poderá, se for o Campeão, ultrapassar o Clube Mineiro na somatória de pontos ganhos.
Os maiores artilheiros desse período foram Washington com 34 (trinta e quatro) gols do Atlético Paranaenses em 2004 e Dimba do Goiás com 31 (trinta e um) gols em 2003.
Em 2014, muito abaixo dos maiores artilheiros do Brasileirão, Fred fez 18 gols, hoje, Ricardo Oliveira do Santos FC tem 14 gols, talvez possa apenas ultrapassar o artilheiro do Flu e só.
Em 2014 foram marcados 860 gols, hoje, em 22 rodadas apenas 427 gols, o que significa que teremos muito menos gols em 2015.
O Corinthians com 74,2% de aproveitamento tem hoje, o maior número de vitórias (15), o menor número de derrotas (3), o terceiro com maior número de gols marcados (35), o time que sofreu menos gols (15) e tem o maior número de saldo de gols (20), com certeza é o que tem hoje, a maior condição de buscar o título de Campeão, pela sua regularidade, sua distribuição dentro do gramado, com marcação muito forte e uma constância em busca do gol, mesmo sabendo que nem sempre a lógica prevalece, mas, chega próximo disso.
Em compensação o Vasco da Gama, último colocado com apenas 13 (treze) pontos ganhos, se continuar nessa decadência, poderá chegar ao máximo de 24 pontos, o que não o livraria da degola, pois, o necessário para tentar escapar do rebaixamento seria conseguir aproximadamente 42 (quarenta e dois) pontos ganhos, o que dificilmente vai acontecer, aliás, só um “milagre” salva o Clube Cruz Maltino.
O Vasco da Gama tem uma média na disputa do Brasileirão, desde 2003, participando em 11 edições, de 43,55%, o que daria um total de mais ou menos 49 (quarenta e nove) pontos ganhos, hoje o Clube Carioca tem 19,7% com 13 pontos ganhos, ficando quase impossível chegar a esse número para se safar da degola, o que deve acontecer, também com uma defesa que é uma peneira (41) gols sofridos e um ataque (8) oito gols que é um fiasco, vai chegar aonde?
Considerado pelos torcedores uma vergonha, que se sentem humilhados pela incompetência e desmandos que norteiam São Januário, além de ter “jogadores” bem abaixo do nível médio, vamos esperar o que?
A Série B vem por aí!