Vai começar a Libertadores realmente!

Altevir Anhê

Altevir Anhê

14 de Fevereiro

São Paulo começou a Primeira Fase, com um futebol muito pobre tecnicamente e sem uma estrutura definida no seu ataque, com dificuldades na defesa e o meio campo ainda sendo testado, um futebol muito devagar, demonstrando que ainda precisa ajustar e muito sua equipe.

Depois de um empate no Peru, acabou vencendo o Cesar Vallejo por 1 (um) a zero, num jogo fraco, sem muita criatividade, jogando o mínimo possível, demonstrando que ainda não é o time que todos os tricolores gostariam de ver.

O time Peruano é muito fraco, e mesmo assim o São Paulo acabou en-contrando dificuldade para vencê-lo.

Bem, mas passou, e agora começa a “Libertadores pra valer”, a Fase de Grupos.

Brasileiros na Libertadores

River Plate, atual Campeão está no Grupo 1.

River Plate, atual Campeão está no Grupo 1.

O São Paulo passou a fazer parte do Grupo 1 (um) junto com o atual Campeão da Libertadores, River Plate da Argentina, The Strongest da Bolívia e Trujillanos da Venezuela.

Com certeza o River deve passar, o São Paulo tem uma grande chance, se melhorar e muito técnica e taticamente, deixando o The Strongest como opção se alguém bobear. O time da Venezuela só se for uma zebra do tamanho de um elefante.

Palmeiras está no Grupo 2 (dois), tem na teoria adversários mais fortes, como o Nacional, do Uruguai, Rosário Central, da Argentina, e o River Plate, do Uruguai.

Palmeiras ainda está se encontrando, não tem um time definido, e alguns reforços que estão começando a temporada. Pode passar de fase, mas terá que acertar seu time, jogar muito, pois, Rosário Central e Nacional não estão vindo pra Libertadores passar o tempo, estão preparados e vão em busca da classificação, já o River Plate Uruguaio não oferece perigo. Grupo difícil.

O Atlético-MG, que está no Grupo 5 (cinco), terá pela frente Colo Colo, Melgar, do Peru e Independiente Del Valle do Equador.

O Galo Mineiro tem grandes chances, como também o Colo Colo, os demais não me parece estarem na mesma condição técnica, por isso mesmo, acho que não deverão seguir em frente.

O Grêmio que está no Grupo 6 (seis), teoricamente têm os mais complicados adversários, enfrenta o San Lorenzo, LDU e Toluca, do México.

O time Gaúcho poderá passar de fase, mas, terá que jogar tudo isso e um pouco mais, juntamente com o San Lorenzo, que tem um bom time, mas, sem descartar o LDU e o Toluca que sempre deram muito trabalho aos Brasileiros. Esse sim, podemos considerar como o “Grupo da morte”.

O Corinthians está no Grupo 8 (oito), junto com o Cerro Portenho, e o Cobresal do Chile, completando o Grupo tem o Santa Fé da Colômbia, atual Campeão da Copa Sul-Americana, um Grupo bem difícil.

O Timão com certeza, mesmo estando reformulando seu time, tem grandes possibilidades de passar de fase, junto com o Santa Fé e correndo por fora o Cerro Portenho. Não acredito no Cobresal do Chile.

A Libertadores deste ano tem bons times, de grandes tradições, onde teremos muitos Campeões de outras Libertadores (São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético Mineiro e Corinthians; Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e Racing da Argentina; Cobresal e Colo Colo do Chile; Olímpia do Paraguai; Nacional e Peñarol do Uruguai; Atlético Nacional da Colômbia e LDU do Equador). Será uma das mais disputadas, com partidas muito acirradas, com possibilidade muito grande dos times Brasileiros e Argentinos chegarem à final, mas, “pés no chão”.

Lógico, “obvio ululante”, que tudo isso é na teoria, nem sempre a teoria é o que acontece na prática, aliás, quase sempre a prática não segue a teoria, portanto, cada um faz a sua análise, eu fiz a minha.

Além da técnica, do bom futebol que cada um terá que exibir, da “garra” da Libertadores, os Clubes terão uma motivação ainda maior com o prêmio que o Campeão vai receber, um valor muito bom para o vencedor da América, o valor final poderá chegar a 31 (trinta e um) milhões de reais, mesmo assim, valor este que os Clubes Brasileiros ainda acham que é muito pouco, se considerarmos o que a CONMEBOL fatura em propagandas, televisão, e muitas outras coisas, realmente é muito pouco.

A sorte está lançada, aliás, a flecha está lançada!

Boa sorte aos Clubes Brasileiros.

Altevir Anhê

Altevir Anhê

Jornalista e um apreciador do melhor do esporte e comenta em sua coluna o que acontece no universo esportivo brasileiro.