A Copa São Paulo, não só a mais tradicional, mas também a mais completa e importante disputa na categoria Juniores, que teve sua primeira edição em 1969, vêm revelando atletas que acabaram se tornando grandes jogadores, inclusive muitos que participaram e alguns participando atualmente da Seleção Brasileira, e muitos foram fazer suas carreiras fora do Brasil.
Jogadores como Falcão (Internacional Porto Alegre), Djalminha (Flamengo), Jardel (Grêmio), Cerezo (Atlético Mineiro), Diego Tardelli e Rogério Ceni (São Paulo) Wagner Love (Palmeiras), Casagrande, Edu e Deco (Corinthians), Luizão (Guarani), Raí (Botafogo/SP) além de muitos, mas muitos outros jogadores que da Copinha passaram a ídolos nos seus Clubes.
Não podemos jamais se esquecer de Dener, morto prematuramente em um acidente, o garoto de ouro da Portuguesa de Desportos, que surgiu em 1991 como um furacão, ao lado de Tico e Sinval levando a Lusa ao Título diante do Grêmio.
Portuguesa de Desportos, do Príncipe Ivair e tantos outros craques, que hoje infelizmente, depois de tantos desleixos, desmandos e más Administrações, está num buraco tão fundo que não conseguimos enxergar sua saída.
Oxalá isso possa acontecer, porque o povo Português radicado no Brasil tem muita força e quem sabe possam tirar nossa Lusa dessa terrível e infausta situação.
A partir de 1988, a Copinha ficou sob a responsabilidade da Federação Paulista de Futebol e seus jogos foram também alocados para as Cidades do Interior do Estado de São Paulo, devido ao grande número de Clubes participantes abrangendo todo o Brasil.
Já há algum tempo os Clubes de alugueis começaram a fazer parte da Copinha, muitos Clubes sem possibilidade alguma para formar uma boa equipe, “emprestavam” seus nomes para Empresários, que formavam seus times e ficavam na expectativa de ofertas, deixando de ser apenas uma vitrine para o torcedor e passando a ser uma Feira de jogadores, trazendo inúmeros empresários, inclusive do Exterior, que a todo custo e a qualquer custo, tentavam e levavam os jogadores mais talentosos para uma possível venda futura ou mesmo já endereçados para algum grande Clube Europeu ou com mais certeza para os Clubes da China e Oriente Médio, sem excluirmos, logicamente, os próprios Clubes Brasileiros.
Sabemos que olheiros do Mundo inteiro, vêm assistir todos os jogos da Copinha, querendo levar os garotos bons de bola, antes que passem a valer milhões de dólares, isso acaba fazendo com que as equipes se preparem cada vez melhor para enfrentar essa competição que já é há algum tempo uma feira de talentos.
Atletas que nunca jogaram por uma equipe Profissional, já arrumavam suas malas e bye bye Brasil!
Por isso que muitas vezes vemos jogadores convocados para a Seleção Brasileira que sequer jogou ou fez parte de um time Profissional no Brasil.
Todos nós sabemos que alguma coisa precisa ser feita, para que esses garotos promissores possam primeiro passar pelo seu time Profissional e depois se for o caso seguir sua carreira no Exterior.
Mas, isso é como “enxugar gelo”, “chover no molhado”, porque quem teria que barrar essas saídas prematuras, sem estrutura alguma, seriam, as Federações, Confederações, o Ministério dos Esportes, e o próprio Clube, que ao contrário, só quer saber do lucro, isso quando tem lucro, porque em muitos casos o jogador sai pelas portas do fundo e não dá nem tchau, e o $$$, sei lá!
A esperança sempre fica na nossa memória e quem sabe eu ainda possa estar vivo para ver isso acontecer!
Bem, Tá na hora do Palmeiras ganhar uma Copinha, mas, será que o Flamengo vai deixar, ou será que o São Paulo estará de olho neste Título, e o Tricolor tá com o time bem montado.
O Corinthians, rei da Copinha, não tá com cara não! Acho que o Santos tá melhor que todos, bem vamos ver!
O Flu vem quente e está bem montado, juntamente com o Botafogo, mas acho que o Vasco vai querer mostrar que tem bala na agulha!
Os Gaúchos sempre vieram fortes, e os Mineiros também, então está aberta a urna das apostas, acredito que vai ficar entre esses, será?
O Corinthians com 9 (nove) Títulos de Campeão é o Clube mais vitorioso de toda Copa São Paulo. Chegou a 17 (dezessete) finais, sendo ainda Vice Campeão por 8 (oito) vezes.
O São Paulo e o Santos têm 3 (três) Títulos e o Palmeiras ainda não conseguiu ser Campeão da Copinha. Essa é a História dos Paulistas na Copinha!