Corinthians (campeão em 2017); Palmeiras (campeão em 2008)
O maior CLÁSSICO PAULISTA é o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol na cidade de São Paulo, já que reúne as agremiações Paulistanas mais antigas.
Neste sábado, 16h30 na Arena Corinthians, primeiro jogo da decisão do Paulistão 2018, o Corinthians que é o maior vencedor com 28 títulos de Campeão Paulista, seguido pelo Palmeiras e Santos com 22 e o São Paulo com 20.
De 1941 para cá o Santos FC foi três vezes Tricampeão (1960/62, 1967/69 e 2010/12). O São Paulo foi Campeão pela última vez em 2005, e o Palmeiras em 2008, portanto, 9 anos que o Verdão busca esse Título e não consegue. Com certeza vai dar sua “vida” em troca dessa conquista.
Corinthians o Campeão do ano passado chega a essa final como uma magia, não só pelas mudanças quase que total de seus jogadores do ano passado pra cá, mas também e principalmente, pela forma de jogar, quase que sempre voltado muito mais para marcação do que para a busca de gols.
Isso tem deixado desconfortáveis seus torcedores e todos aqueles que assistem aos jogos do Timão, porém uma coisa é certa, a luta e a gana em busca de pelo menos um golzinho nunca faltou e é exatamente isso que fica gravado na mente dos torcedores mais fanáticos do Timão, vamos ganhar nem que seja por um gol apenas, mesmo que seja nos estertores da partida, como dizia nosso “Mestre” e saudoso Fiori Gigliotti, crepúsculo da partida, fecham-se as cortinas e termina o jogo, 1 a zero pro Timão!
Bem, mas o Alvi Negro acaba chegando a essa final depois de claudicar várias vezes durante o Campeonato e ainda não inspirar total confiança que possa buscar esse Título, porém uma coisa é certa, a luta por um golzinho vai continuar, mesmo sabendo que talvez um fortalecimento maior pelas “beiradas” do campo com jogadores rápidos, entrando na partida, já na virada do jogo ou mesmo iniciando a partida, possa acontecer e com isso mudar um pouco esse “sofrimento” de ter sempre esperança de acontecer a vinda do coelhinho trazendo um gol de Páscoa para aliviar os corintianos nos últimos segundos de jogo.
Já o Palmeiras, com muito mais confiança, com um plantel digno de um grande time, sem dúvida alguma é o favorito, lógico que num clássico desse porte, a moeda vai pro ar e ninguém sabe o que pode acontecer, mas, todos sabemos, que será um jogo de alto risco, não só pela virilidade como também pela dedicação e isso sabemos de sobra que os dois times têm e vão colocar em jogo, garra, “malandragem”, simulação, vontade de vencer e quem tiver e conseguir, sua técnica que talvez possa decidir esse combate.
Acreditamos que não será um jogo para muitos gols, talvez pela forte marcação que deve haver no meio campo, mas, com teremos jogadores com boa técnica, principalmente alguns que vêm do meio pra frente, talvez um chute bem dado, ou uma tabela bem executada possa definir essa porfia.
Por fim, uma grande final, digna do futebol Paulista, onde um erro talvez possa decretar o placar final e dar uma vantagem para o segundo jogo! Só esperamos paz, respeito e pelo menos um pouco de futebol!
Para se ter uma ideia, tivemos apenas 6 gols nos jogos das semifinais, (Palmeiras e Santos e Corinthians e São Paulo), muito pouco por estarem presentes os quatro maiores times Paulistas e que com certeza estão entre os maiores do Brasil!
Muitos defensores e poucos atacantes é uma pena! Quem sabe nessa final os “atacantes” apareçam!