Alguns Clubes já estão se preparando, para quê não sei, mesmo porque ainda não temos liberação para os treinamentos e jogos dos diversos Campeonatos.
É óbvio que quando reiniciarem os jogos os times deverão estar totalmente ainda sem condição técnica para a disputa dos vários Campeonatos que temos no Brasil e quiçá fora daqui. A Conmebol, divulgou que a Cidade de São Paulo (Itaquerão e Morumbi), Curitiba (Arena da Baixada), e Porto Alegre (Beira Rio) estão na disputa para receber a decisão da Libertadores e da Sul Americana.
Agora a Conmebol, Confederação Sul Americana de futebol, determinou e informou aos Clubes que disputam a Libertadores e a Copa Sul Americana, que os atletas não poderão “assuar o nariz, beijar a bola, trocar de camisa ou outro item do uniforme” com seu adversário ou colega depois do jogo ou durante a partida
Além de que os árbitros e jogadores deverão passar por controle de temperatura antes do início dos jogos e também utilizarem garrafas individuais de água ou bebidas isotônicas, enfim, toda precaução é bem vinda, mas, com certeza será muito difícil controlar tudo isso, vai depender e muito da consciência de cada atleta e participante do jogo, porque a multa se houver desrespeito a isso é de US$200 por infração.
Como destaque, na Itália, vários Clubes da Série A, casos do Inter, Milan, Nápoli, Fiorentina, Cagliari, Verona, Atalanta, Sampdória e Gênoa, não estão aceitando a determinação da Federação Italiana, que se um jogador for testado com a Corona Vírus, toda equipe precisa ficar de “quarentena”, eles exigem a mudança desse Protocolo médico, para ficar em quarentena apenas quem for constatado com a doença!
Em compensação, na Alemanha, a Bundesliga, exemplo de organização esportiva e financeira, que já completou 15 temporadas com recordes de arrecadação, com uma média de quase 43 mil torcedores, a melhor média do Mundo do Futebol, que faturou 4 bilhões de Euros nessa última temporada, que está parada deste 13 de Março, terá seu reinício neste sábado, dia 16 de Maio, “para alívio dos torcedores e fanáticos por futebol, que poderão voltar a assistir jogos ao vivo”.
Para isso acontecer serão utilizados 25 mil testes, que detectam o Corona Vírus, que deverão ser aplicados nos atletas e nas Comissões Técnicas.
Aqui no Brasil a CBF, tem conversado muito com as Instituições da Saúde para verificar a probabilidade da volta do futebol, porém acreditamos que ainda teremos que esperar!
Só para termos uma ideia, a CBF, Confederação Brasileira de Futebol que tem como principal objetivo liderar, promover e fomentar a prática esportiva do futebol no Brasil teve o início de suas atividades em 20 de agosto de 1916, ainda como parte integrante da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade cujo compromisso era o desenvolvimento desportivo do Brasil. Em 1923, um marco importante na história: a CBD foi admitida ao quadro de confederações filiadas a Federation Internationale de Football Association, a FIFA, órgão máximo do futebol mundial. Em 24 de setembro de 1979, após amplas modificações administrativas e estruturais, visando entrar em conformidade com decreto da FIFA que determinava a necessidade de entidades nacionais com dedicação exclusiva ao desenvolvimento do futebol, foi criada a Confederação Brasileira de Futebol, com a prerrogativa de garantir a gestão independente do futebol brasileiro e das Seleções Brasileiras de futebol.
Aos poucos, se Deus quiser, o nosso querido e amado futebol, tão debatido, vai voltando para alegria dos nossos torcedores!
Amigos procurem os canais de Esportes da TV que com certeza algum grande jogo, alguma decisão, deverá estar sendo reprisado, pelo menos não ficamos sem o nosso querido futebol!