Agressividade em cães

Quando falamos de agressividade em cães é preciso ter em mente que existem razões e tipos de agressividades distintos. Por isso, antes de procurar a solução do problema, o ideal é identificar o que pode estar ocasionando o comportamento inadequado em seu cão.

Tipos

Medo

O medo é uma das razões mais comuns para a agressividade! Neste caso, cães que sofreram algum tipo de trauma, como agressões, podem desenvolver agressividade na tentativa de se defender de um possível perigo.

Cães mal sociabilizados também podem se tornar agressivos com pessoas e com outros animais por se sentirem ameaçados.

Dominância

Os cães que apresentam esse tipo de agressividade, de forma geral, costumam não ter limites. Não gostam de ser contrariados e sentem-se os líderes do grupo em que vivem.

Por isso a importância de impor limites aos cães de forma positiva, para que ele entenda que ao respeitar o seu tutor ele também será beneficiado.

Dor

Normalmente, essa agressividade acontece de forma repentina e possivelmente em cães que não tenham histórico de agressividade prévia.

Fique atento, sempre que seu cão demonstrar sinais como falta de apetite ou estiver mais quietinho do que o normal, é um sinal de desconforto, ou seja, pode ser que algo esteja errado clinicamente com o pet.

Na dúvida, consulte o veterinário que poderá checar se há algum problema físico e até neurológico que esteja causando esse comportamento súbito.

Posse ou territorial

Essas também são causas bem comuns para cães agressivos. Elas normalmente ocorrem quando o pet está com um osso na boca, por exemplo, e alguém chega perto. Ou até mesmo quando alguém chega perto de seu tutor de forma mais brusca.

Essa agressividade também acontece quando o cão tenta defender o seu território, como a sua caminha, sofá ou a própria casa como um todo, tentando controlar a movimentação de pessoas e/ou de outros animais.

Esses casos geralmente acontecem por falta de limites. Por isso, é fundamental adestrar, justamente para estabelecer uma comunicação mais saudável e eficaz com o seu cão.

Na dúvida, consulte um especialista!

Por Amanda Ornelas, adestradora e franqueada da Cão Cidadão