Brinquedos para pets: faça você mesmo

Estimular comportamentos naturais dos pets, como a caça e a busca por alimentos, é muito importante para que o animal tenha atividades. Um bichinho com muito tempo ocioso pode apresentar uma série de problemas comportamentais, como destruição, latidos excessivos e até mesmo comportamentos compulsivos, causando problemas de saúde.

Para evitar estes transtornos, nada como fornecer brinquedos que o estimulem física e mentalmente. Melhor ainda se estes brinquedos forem de baixo ou nenhum custo.

Abaixo, seguem algumas dicas de como fazer entretenimentos a seu pet com materiais que você tem em casa.

Garrafa pet com furos

Faça furos na garrafa pet (grande ou pequena) com auxílio de uma faca quente, para que não fiquem rebarbas que possam machucar o peludo. Depois, coloque ração ou petiscos dentro, feche a tampa e rode o brinquedo até que caiam as guloseimas de dentro, que pode ser petisco ou a própria ração.

Inicialmente faça buracos grandes, para que os petiscos saiam mais facilmente e o pet aprenda a usar o entretenimento. Quando ele já estiver com facilidade em rolar a garrafa no chão para conseguir os petiscos, dificulte a brincadeira diminuindo o tamanho e a quantidade de furos nas próximas garrafas.

Você também pode fazer um furo na base da garrafa, pendurá-la com um barbante em um ponto um pouco mais alto que o animal, para que ele tenha que se esforçar mais para conseguir as guloseimas, batendo com as patas e o focinho.

“Rocambole” de papelão

Enrole um pedaço de papelão coloque ração ou pedaços de petisco dentro do rolo.

Prenda com fita crepe (nunca fita adesiva) e ofereça ao seu amigo. Ele deverá passar horas ocupado.

Caixa de papelão com bolas de revista

Inicialmente você pode oferecer só a caixa de papelão fechada com ração ou pedaços de petisco dentro. Quando ele já estiver conseguindo os petiscos com muita facilidade, você pode embrulhá-los em bolas de papel de revista e colocá-las dentro da caixa de papelão fechada.

Caixa de papelão com furos

Os gatinhos geralmente gostam muito de caixas de papelão por si só. Mas você pode incrementá-las fazendo buracos na parte superior (tampa) e colocar bolinhas de papel dentro para ele “caçá-las”. Com esta mesma caixa, você pode fazer objetos como pedaços de barbante e penas “aparecerem” e “desaparecerem” para dentro da caixa,
deixando os gatinhos muito entretidos.

Fôrma tipo de cupcakes e bolinhas: coloque ração ou petiscos dentro dos buracos da fôrma. Para dificultar, coloque as bolinhas sobre os buracos com petiscos, para que o pet tenha que retirá-las para ter acesso aos quitutes.

“Colméia” de rolinhos de papel higiênico

Coloquem os rolos de papelão do papel higiênico empilhados dentro de uma caixa também de papelão, mas com a abertura à mostra, formando uma “colmeia”. Coloque ração ou petiscos nas aberturas dos rolinhos, para que o gatinho “cace” o alimento no brinquedo.

Todos os brinquedos devem ser fornecidos previamente sob supervisão, observando como o pet interage. Caso ele tente engolir partes dos brinquedos, suspenda o uso.

Bom divertimento!

Por Tatiane Abe, adestradora e franqueada da Cão Cidadão