Como minimizar o estresse dos pets na hora da vacinação?

Por Amanda Ornelas, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

Estamos em época de campanha de vacinação contra a raiva, ou seja, chega àquela hora inevitável de levar o nosso pet ao veterinário.

Infelizmente, em sua grande maioria, os cães não gostam muito desse momento e, por isso, o ideal é tentarmos ao máximo minimizar as possibilidades de uma experiência negativa para nossos filhos caninos.

Se o seu cãozinho é daqueles que fica muito nervoso, apresenta sinais de agressividade e até tenta morder no momento da consulta, é necessário tentar dessensibilizar o uso da focinheira. A dessensibilização nada mais é do que acostumar o seu bichinho com algo que, para ele, possa parecer estranho ou até mesmo aversivo.

Para isso, tenha em casa uma focinheira para praticar, coloque petiscos dentro dela e deixe o cãozinho tomar coragem de colocar o focinho dentro, sem forçá-lo. Aos poucos, aumente a dificuldade do treino até, finalmente, conseguir colocar e tirar a focinheira sem que isso incomode o seu cão. Lembre-se sempre de recompensá-lo com um petisco gostoso em todos os passos do treino!

Quando sentir que ele já está adaptado, leve-o para um passeio rápido com a focinheira, assim o acessório não ficará associado somente com a visita ao veterinário.

Com certeza fazendo esse treino você conseguirá colocar a focinheira com mais tranquilidade antes da consulta veterinária, evitando acidentes e também deixando o pet menos desconfortável.

Para os animais muito medrosos, o ideal, quando não se tratar de uma emergência, é tentar agendar a consulta com antecedência e ir com hora marcada. Dessa forma, não será necessário passar muito tempo na sala de espera, que geralmente causa muito estresse em cães assustados.

Se marcar com antecedência não for uma opção, tente aguardar até ser chamado em um local onde o seu cão demonstre ficar menos desconfortável (muitas vezes, só de aguardar na calçada, em frente ao consultório, e deixá-lo sentir o cheiro da rua já torna a experiência menos estressante).

Tudo é válido para deixar nossos cães mais tranquilos e confiantes. Ainda mais quando se trata de levá-los para tomar as vacinas anuais, que são tão importantes para manter a saúde e garantir vida longa a eles!