Como preparar o pet para a chegada do bebê?

Por Tatiana Abe, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

A chegada de um bebê geralmente é um momento muito especial para a família. A casa e a rotina passam por adaptações. Porém, muitas pessoas esquecem que o bebê será novidade para os pets também, e acabam não incluindo eles nessa fase de mudanças.

Por falta de informações ou preparo, muitas famílias acabam optando por se desfazerem dos seus bichinhos, por medo de doenças ou por não se adaptarem ao bebê.

Para evitarmos traumas na família e no pet por uma doação desnecessária, é possível prepararmos nossos bichinhos antes da chegada do novo membro.

Apresentar objetos e sons relacionados ao bebê, como o berço, carrinho, trocador, entre outros, é importante para o pet já se habituar com novos itens da casa. Criar limites também é muito importante, como não permitir que o animal pule nesses objetos relacionados ao bebê para evitarmos acidentes quando o novo integrante da família já estiver em casa.

Fazer esse treino previamente faz com que o animalzinho entenda que essas mudanças foram feitas gradualmente antes da criança chegar, o que evita que ele ache que “perdeu privilégios” por conta dela.

Os adultos da casa podem tomar banho com os produtos do bebê para que o pet já se acostume com os novos cheiros. Também é possível apresentar uma boneca, lavada com o shampoo/sabonete e com talco e fralda, para que o pet se habitue com algo semelhante ao bebê que está chegando. A boneca pode auxiliar em treinos de limite, onde é possível de ensinar ao pet como se aproximar de forma gentil do pequeno, sem colocá-lo em risco.

Os treinos de limite com a boneca e com os objetos relacionados ao bebê podem ser feitos com o auxílio de uma guia para evitar uma aproximação brusca, além do investimento necessário em recompensas, como petiscos, recomendado quando o pet se comportar de forma tranquila próximo a estes objetos.

Mudar a rotina gradativamente antes da chegada do bebê também ajuda o animal a não associar essas mudanças com a criança, evitando uma impressão ruim. Por exemplo, se os passeios diários geralmente são feitos pela pessoa que passará a maior parte do tempo com o bebê, é bacana já ir passando essa função para outra pessoa.

Além dos treinos prévios, mantenha o seu pet vacinado, vermifugado e com o antiparasitário em dia.

Consulte um adestrador de sua confiança para ajudá-lo na adaptação com a chegada do bebê. Boa sorte!