Janela aberta

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

8 de Março

Chegou a hora que muitos vereadores esperavam. Tanto os que trabalham pela população, quanto aos que acreditam que trabalham e não fazem nada, a não ser bater palmas para seus políticos preferidos ou de estimação (prefeitos) em inaugurações e palanques montados em todos os lugares para enaltecer por obras que deveriam serem entregues em anos anteriores, mas, não eram interessantes, porque não teriam o dividendo eleitoral.

É hora de mudar agora de partido, para muitos que se sentiram escanteados por quem eles apoiaram e nada ou quase nada conseguiram. São muitos os casos, e a população deve ficar atenta, porque quando mudam de partido, alguma coisa errada pode ter acontecido.

Fique de olho!

Está muito fácil…

Isso mesmo, aconteceu recentemente em um bate-papo sobre política com um ex-vereador de São Caetano que não pretendia se candidatar a mais nada, mas ao ver a ordem natural das coisas para as próximas eleições, achou por bem e vai se candidatar mais uma vez à vereador. Está muito fácil ganhar neste ano para vereador na cidade, disse. Boa parte dos atuais vereadores são muito fracos e não irão conseguir se reeleger, enquanto tem uns três que nem devem ser candidatos em outubro.

Comparações…

Que o centro de São Caetano está sendo todo modificado pela administração atual, ninguém duvida. Agora até enchentes tem na Rua Santa Catarina. Ainda bem que a Casas Bahia está praticamente desativada, caso contrário, encheria d´água nas fortes chuvas. A questão é a rodoviária “construída” pelo ex-prefeito Raimundo Leite, que gastou 20 milhões de dólares e o atual prefeito para não fazer por menos, está gastando uns 30 milhões de reais para reforma-la e entregar à iniciativa privada novinha. Que vantagem tem a população que vai pagar a conta?

Tele Dengue…

São Caetano com seus mais de 2 bilhões de orçamento não sabe mais onde gastar. Inventa obra até em lugar que não precisa, derrubando a que está construída. Agora criou o serviço “Tele Dengue”, com a coordenação da secretária de Saúde, Regina Maura, que deve ser oficializada pré-candidata do Auricchio. Mais estranho é que o Tele Dengue, usa o telefone do Atende Fácil, ou melhor, o 156, daí é direcionado à secretaria. De novidade não tem nada. Igual a profissão nova de “espantar pombos” criada pelo prefeito, que gasta mais de 10 milhões por ano de dinheiro público.

Depois do incidente…

Parece que o prefeito Orlando Morando aprendeu da forma mais criminosa possível, que as árvores da cidade precisam ser podadas quando necessário, e cortadas quando suas raízes estão danificadas ou podres. Depois do incidente que matou uma aluna da EMEI do Rudge Ramos, a justiça obrigou a prefeitura e a secretaria do meio ambiente da cidade a fiscalizar todas as árvores de grande porte do município. A decisão foi cortar inúmeras delas até a raiz, para não dar mais problemas à população. Só aprendeu da pior forma, sr. prefeito.

Não aprende…

Outro prefeito que só vai aprender alguma coisa quando acontecer algum incidente grave com algum munícipe, para ele poder mandar arrumar as ruas da cidade, como se deve, e não usando material (asfalto) de péssima qualidade, não é José Auricchio?

Ele manda consertar as calçadas da Avenida Goiás para ajudar empresas e comércios e esquece o restante da cidade. Manda tapar buracos em frente a prefeitura, e esquece de fazer manutenção na Avenida Presidente Kennedy, que está esburacada do início ao fim. Esse é o José que poucos conhecem!

Fora do páreo?

O vereador e presidente da Câmara de Mauá, Geovane Correia, deixou o cargo na última sessão para se defender de uma acusação de envio de fotos pornográficas a menor de idade, do interior da Câmara Municipal no ano de 2021. A representação partiu de outro vereador, o pré-candidato Sargento Simões do PL. Nada contra a denúncia, mas, se o pré-candidato Simões já sabia do caso, por que não pediu a cassação de Correia em 2021, por decoro parlamentar?

Parece que Simões quer capitalizar politicamente, por isso não deu queixa antes. Erro grave de um representante público que quer ser prefeito da terceira maior cidade da região.

Bases em conflito

As bases dos prefeitos de São Bernardo e de São Caetano nos Legislativos estão em conflito há muito tempo. Depois de defender os atos de Morando e Auricchio, os vereadores querem participar de novos ares na política, e são contra alguns candidatos impostos por eles para poderem voltar num futuro próximo para seus atuais cargos.

A ideia de indicar os piores candidatos pode ser para que eles não consigam fazer nada, pois as prefeituras estão inchadas de pessoal, abarrotadas de obras inúteis e com dívidas milionárias. Parece que não terão êxito nas indicações, e os vereadores estão se rebelando para outras frentes mais promissoras.

Tudo indica que os prefeitos podem ficar sem sua base de vereadores na reta final de seus governos, para não comprometer os próximos mandantes. Aguardemos!

Subindo no conceito!

Quem esperava que o governo do prefeito Marcelo Oliveira iria decair com o tempo, está vendo um governo mais robusto e pronto para derrotar qualquer candidato nas eleições de outubro. Se o ex-prefeito Atila pensava que seria fácil, está totalmente enganado. A população parece não querer ele de volta na administração, principalmente por ter problemas com a merenda escolar, que o levou a ser preso por três vezes pela Polícia Federal. A administração Marcelo Oliveira só quer a polícia na cidade para prenderem delinquentes e manter a ordem pública. Isso basta!

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.