Depois de chamar de marginal…

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

15 de Março

Após Auricchio chamar um skatista de marginal em suas redes sociais – algo que repercutiu negativamente e gerou inclusive protesto em frente a Câmara Municipal -, o prefeito se reuniu com o presidente da Federação Paulista de Skate, falando em fortalecer o desenvolvimento do esporte olímpico no município. Para isso, será construída uma pista indoor provisória para a prática, já que a pista atual, no terminal rodoviário da cidade, será desativada para a prefeitura realizar obras no equipamento que será destinado a iniciativa privada. Também, no futuro parque linear, foram prometidas novas pistas para o esporte. Será?

Vale lembrar!

Quem não se lembra da antiga Pista de Skate José Carlos Tortorello? Famosa nos anos 90, foi um dos maiores redutos do esporte na década no país. Citada até pela banda Charlie Brown Jr. na clássica “Muito Antes Que Você”. A mesma, teve seus últimos obstáculos destruídos em 2006, na primeira gestão do prefeito José Auricchio.

Luiz Zacarias pré-candidato

O vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), acaba de lançar sua pré-candidatura ao cargo de Paulo Serra. Zacarias era tido como um fiel escudeiro do prefeito Serra em seus dois mandatos e lançar-se candidato a prefeito, foi uma surpresa para todo mundo, até o executivo. Para divulgar com tanto ênfase sua candidatura, Zacarias deve ter ganho um aliado de peso no Estado, caso contrário isso não aconteceria, visto que ele aguardava indicação de ser o candidato do Paço, nas eleições municipais. Só lembrando que o prefeito ainda não indicou seu candidato, o que deve acontecer só na reta final, em meados de julho e agosto.

Ministério Público deve ficar ligado!

O reaparecimento de alguns jornais deve ligar o Sinal de Alerta para o Ministério Público Eleitoral ficar de olho nos políticos do Grande ABC. Esse expediente é nocivo em ano eleitoral, porque além de beneficiar os pré-candidatos oficiais, tem o entendimento de burlar a lei eleitoral utilizando dinheiro público. Tudo picaretagem de políticos que não admitem perder o poder. Alguns, até condenados pela justiça por atos que se assemelham a crime eleitoral!

Quem era avião…

Tem vereador que de tantas eleições disputadas ainda acredita ser um avião nas ruas na captura de votos. Mas, tudo é enganoso, de avião, alguns políticos da região não passam de teco-tecos, batendo pinos. De tanto pular de galho em galho, estes teco-tecos, acabarão a ver navios se não se reciclarem e reverem seus conceitos de políticas ultrapassadas. Por isso, tem muito eleitor que acredita ser necessário o banimento destes aviões teco-tecos da política tupiniquim do ABC, que atualmente só levantam poeira, nada mais.

Como podem ficar ricos?

A política não deveria deixar ninguém rico, mais experiente para a vida sim, rico jamais. Mas não é o que acontece no Brasil. Tem muita gente que se aventura na política para ficar rico e depender dos polpudos salários de vereador (média de 10 mil reais mês) e prefeito (média 25 mil reais mês). O que será que estes políticos fazem para conseguir multiplicar seus salários e se tornarem ricos e poderosos? – A Justiça Eleitoral e o Ministério Público poderiam agir e averiguar através de lupas algumas prestações de contas, antes e depois das eleições, por exemplo, dois meses depois de asumirem. Só para ficarem tranquilos que está tudo em ordem.

Auricchio enrolado?

Tudo indica que o prefeito José Auricchio não sabe para que lado correr nas próximas eleições municipais. Todos os seus principais aliados querem a vaga para disputar seu cargo (deve ter prometido à vários). Isso é o que dá criar várias frentes e dar o mesmo poder a todos eles. Um dia a virada de mesa acontece, e isso não está difícil acontecer. Quem participou das eleições de 2012 sabe disso, e o José conseguiu fazer a mesma coisa, depois ficou desesperado para se reeleger e colocar seus amigos de volta em 2016. Tem vários pontos soltos e ninguém quer ficar de fora. Na hora que escolher um, os outros com certeza irão debandar, porque a derrota é certa. É o José, e suas façanhas…

E a verba para espantar pombos?

Parece que não deu muito certo gastar tanto dinheiro para espantar pombos em São Caetano. Eles, ao que tudo indica, não recebem ordens do prefeito e retornam para seu habitat depois de algumas horas. Tipo funcionário rebelde, que não para nas suas repartições públicas designadas. Voam de um lado para o outro. Mas esse não é o caso, quem deve estar feliz e ganhando muito é a empresa contratada. Afinal de contas, quem não quer ganhar rios de dinheiro sem fazer quase nada? – pombos são poucos na cidade, antes e depois do contrato. Quem paga por esta mazela do prefeito José Auricchio é a população!

Caso Pan rendendo

Quando tudo parecia resolvido com a venda da marca e o leilão do prédio da Chocolates Pan, depois da decretação da falência por dívidas na ordem de 240 milhões de reais, e eis que surge mais uma bomba dos proprietários da indústria que existiu na cidade por mais de 85 anos. O Ministério Público de São Paulo está denunciando os ex-proprietários Marco Tolentino da Silva, Roberto Alvarenga e Reynaldo Fiorio por forjarem um instrumento particular de confissão de dívida da Pan com outra empresa, a fim de desviar recursos que deveriam ser usados para pagar os verdadeiros credores da empresa.

“Os denunciados objetivavam obter vantagem ilícita em proveito próprio, o que acarretaria, obviamente, prejuízo aos reais credores, ante a redução do patrimônio da massa falida em mais de treze milhões de reais”, afirmou à Justiça o promotor de São Paulo – Júlio Abbud.

Chamado pelo Ministério Público de “mentor intelectual” das operações, Marcos Tolentino disse à Justiça que as acusações são infundadas e “destoam da realidade fática e jurídica” e que todos os esclarecimentos foram devidamente prestados durante a investigação. (fonte: Uol)

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.